Visualizando os check-ins do último ano

Você se lembraria dos lugares por onde passou há exatos 6 meses? Ou há 1 mês? Um ano atrás?

Ferramenta permite visualizar marcações realizadas durante o último ano

Ferramenta permite visualizar marcações realizadas durante o último ano

Em comemoração ao último #4sqDay (Foursquare Day), o serviço de marcações georreferenciadas lançou uma ferramenta de visualização de check-ins. Por meio do endereço https://foursquare.com/visualizeme, é possível resgatar as movimentações realizadas durante o último ano até a data de 16/04/2012 – quando se comemora sempre o tal dia festivo da empresa.

O infográfico mostra as marcações realizadas através de quatro formas:

  • Pelo tempo: exibe check-ins realizados linearmente ao longo dos meses, distribuídos por categorias de lugares (educação, culinária, vida noturna, lojas…)
  • Pela categoria: agrupa as marcações de acordo com o tipo do lugar visitado
  • Por conexões: linhas unem os lugares de acordo com as relações que eles podem ter entre si. Contudo, não fica claro exatamente que tipo de conexões o sistema traça.
  • Randomicamente: mostram-se as marcações dispersas aleatoriamente na tela, sem quaisquer relações entre si.

Para além das possibilidades de uso lúdico, é interessante pensar no infográfico em questão como uma ferramenta de resgate da memória – é bastante curioso perceber algumas dinâmicas espaço-temporais transcorridas há alguns meses, especialmente tendo em vista que várias delas fugiriam da mente. Também se revela interessante perceber que categorias são mais visitadas – e termos, a partir de tal informação, uma visão genérica da vida levada por nós. Infelizmente, a visualização não mostra mudanças no transcorrer do dia (que tipo de lugares foram frequentados em determinados turnos, por exemplo).

Paulo Victor Sousa

Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, onde também realiza seu doutorado. Realiza pesquisas sobre redes sociais móveis, lançando foco sobre questões identitárias vinculadas a marcações georreferenciadas.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebookDelicious

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.