Vídeos das palestras do FISL14

A edição de 2013 do Fórum Internacional de Software Livre, o FISL14, começou a disponibilizar os vídeos das suas palestras ainda durante o evento, que ocorreu de 3 a 6 de julho em Porto Alegre-RS.

Dentre as palestras e encontros das mais variadas temáticas ou trilhas do FISL14, destacamos algumas que se referem à cultura livre, compartilhamento, neutralidade e ciência. Nesse ano, esta trilha foi intitulada “Aaron Swartz” em homenagem a esse ativista. São elas:

  • Copyfight: muito além do download grátis 
  • Resumo: As disputas de “propriedade intelectual” possuem impactos não só no campo da cultura e no “mundo virtual”, mas também em uma dimensão bastante real de nossas vidas, como a produção de máquinas, objetos ou mesmo alimentos. Neste painel, ativistas do conhecimento livre e compartilhado discutem os impactos das tecnologias e licenças restritivas na inovação e criatividade.
  • Participantes: Adriano Belisário, Bruno Tarin, Tobias Andersson (fala em inglês), Tadzia de Oliva Maya, Lucas Alberto Souza Santos, Leo Foletto
  • Na palestra, os ativistas fazem referência ao livro Copyfight:  Pirataria e Cultura Livre
  • Vídeo: http://hemingway.softwarelivre.org/fisl14/high/40t/sala40t-high-201307031106.ogg
  • A Internet sob ataque… a batalha final é agora
  • Resumo: A internet está sob um forte e cerrado cerco no mundo todo, são ataques em pelo menos quatro arenas: legal, técnica, comportamental e de governança. As estratégias de controle estão avançando. Os vigilantistas e os poderosos da velha economia estão atuando fortemente nas quatro arenas e em vários flancos e níveis, e com novas parcerias e estratégias. Agora a ameaça é real e concreta, estamos diante da batalha final
  • Participantes: Carlos A. Afonso, Sergio Amadeu da Silveira, Pedro Antonio D. Rezende, João Carlos Caribé
  • Vídeo: http://hemingway.softwarelivre.org/fisl14/high/41a/sala41a-high-201307051700.ogg

Para ver os demais vídeos, acesse a grade de programação do FISL14.

Mônica Paz

Mônica Paz é doutora (2015) e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa sobre Cibercultura, da FACOM/UFBA. Bacharel em Ciência da Computação pelo DCC/UFBA (2007). Entusiasta do movimento Software Livre, já colaborou em diversos eventos dessa comunidade e também com a Revista Espírito Livre.

More Posts - Website

Deixe um comentário