Usos e apropriações do WhatsApp por jovens universitários é tema de dissertação de mestrado na UFBA

Marcel Ayres
No dia 26/02/2016 aconteceu, na Faculdade de Comunicação da UFBA, a defesa de dissertação de mestrado de Marcel Ayres (pesquisador do GITS/UFBA). O trabalho intitulado “Comunicação em aplicativos móveis de Instant Messengers: usos e apropriações do WhatsApp entre jovens universitários” foi orientado pelo professor Dr. José Carlos Ribeiro (UFBA) e avaliado pelas professoras Dra. Beatriz Polivanov (UFF) e Dra. Malu Fontes (UFBA).

A pesquisa empírica contou com a participação de 146 jovens universitários de Salvador e da região metropolitana respectiva que responderam questões relacionadas à utilização do aplicativo WhatsApp em situações interacionais cotidianas e, em particular, seu uso no contexto das faculdades/universidades.

A análise dos dados do questionário online tomou como base pesquisas realizadas em outros países, além de resgatar alguns dos princípios da perspectiva dramatúrgica das interações sociais com o objetivo de compreender as rupturas e continuidades existentes nas relações estabelecidas no aplicativo quando comparadas com interações face a face e co-presenciais.

O trabalho estará disponível, em breve, para consultas na Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia.

 

 

Marcel Ayres

Doutorando na linha de Cibercultura na Póscom - UFBA. Especialista em Marketing pela FGV. Pesquisador no Grupo de Pequisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade [Gits - UFBA]. Sócio da PaperCliQ - Comunicação e Estratégia Digital.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário