Um Robô Humanóide Que Aprende Como Um Bebê

Com a ajuda de instrutores humanos, um robô está aprendendo a falar como uma criança, assimilando nomes de cores e formatos simples.

“Nosso trabalho foca em estágios análogas a um ser humano (algumas características apenas), entre 6 meses e 14 meses de idade, a transição entre balbuciar e formar as primeiras palavras” escreveu Caroline Lyon, a coordenadora de uma equipe de cientistas da computação da Universidade de Hertfordshire.

O robô de nome DeeChee é um iCub, uma máquina de código-aberto de quase um metro de altura desenhado com traços humanóides. A semelhança não é apenas estética, mas tem um aspecto funcional: Muitos pesquisadores pensam que alguns processos cognitivos dependem dos corpos aos quais os cérebros estão associados.

Este campo de estudo é chamado de embodied cognition (algo como “cognição encarnada”) e no caso de DeeChee se aplica ao processo de aprendizagem de aspectos básicos da linguagem, um processo que em humanos é formado por uma delicada sensibilidade a frequência dos sons.

Os contornos disso parecem evidentes – bebês aprendem escutando – mas as nuances das interações necessárias não puderam ser replicadas através da interação entre um homem e um monitor.

“O aprendizado demanda a interação com um humano, e o corpo do robô evoca reações apropriadas em um professor humano, ao passo que programas sem corpo não conseguem”, disse Lyon

DeeChee também permitiu que os pesquisadores quantificassem a transição do processo entre balbuciar e reconhecer o formato de palavras em detalhe, possibilitando estabelecimento de relações entre frequências de som e a performance do robô, o que pode ensinar algumas coisas sobre o processo de aprendizagem humano.

DeeChee ainda não pensa como um bebê. Ele ainda não possui a programação necessária. Ao ser perguntada se esse processo de aprendizagem poderá ser combinado com programas cognitivos mais elaborados para produzir algo que se aproxime da consciência, Lyon problematiza,

“Primeiro temos que nos perguntar, “O que é a consciência?”

KEIM, Brandon. Humanoid Robot Learns Language Like a Baby. In: Wired Science. 13/06/2012. Disponível em: http://www.wired.com/wiredscience/2012/06/robot-talk/.

Tradução livre de Lineu Oliveira para o blog do GITS.

Lineu Oliveira

Licenciado em História (FFCH/UFBA), especialista em Relações Internacionais (EAD/UFBA) e mestrando pelo Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM/UFBA). Desenvolvendo pesquisa sobre compartilhamento de filmes em comunidades privadas BitTorrent na linha de pesquisa em Cibercultura. Bolsista Capes e membro do GITS.

More Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.