#SimSocial2011 – Balanço Final

A primeira edição do SimSocial, que ocorreu nos dias 13 e 14 de outubro de 2011, na Faculdade de Comunicação – FACOM, da Universidade Federal da Bahia, em Salvador, foi um grande sucesso. Em torno de 200 pessoas fizeram credenciamento no SimSocial deste ano, ao longo dos dois dias de programação. Já na primeira conferência, ministrada pelo professor Massimo di Felice (USP), estava claro o sucesso de público do evento. Com o auditório da FACOM lotado, Massimo abordou a crise do pensamento sociológico clássico e apontou a necessidade de compreender a sociedade atual a partir de uma perspectiva reticular, na conferência intitulada “Redes Sociais na Internet”. Já neste primeiro momento da programação, foram abertas mais duas salas da Facom, com transmissão ao vivo da conferência, via datashow, para receber as demais pessoas que chegavam ao Simpósio. Ambas as salas também ficaram bastante cheias.

Sala de retransmissão

Em seguida, houve a mesa redonda “Ampliação do Uso das Mídias Sociais: Desdobramentos Possíveis”, composta pelos professores José Carlos Ribeiro (UFBA), Malu Fontes (UFBA) e Fabrício de Souza (UFBA). Foram abordados temas como a construção do Self e o gerenciamento de impressão nas redes online; o tensionamento entre as lógicas de circulação de conteúdos nas mídias sociais e nos veículos tradicionais; bem como os aspectos sociais de culturas emergentes que podem ser reveladas a partir da imersão dos indivíduos em SRSs. No segundo dia de evento, a conferência de Fernanda Bruno (UFRJ), “O que Diz um Traço Pessoal Digital? Monitoramento, Saberes e Redes Sócio-Técnicas”, trouxe reflexões interessantes sobre as polissemias e as ambigüidades dos traços que deixamos ao usarmos as tecnologias digitais, e ainda sobre a transição de uma lógica do esquecimento para uma lógica do lembrar. Já a conferência de Simone de Sá (UFF), “Entretenimento e Redes Sociais”, problematizou acerca da noção de performance e da produção de narrativas sobre si, nas redes online.

O SimSocial contou ainda com três mini-cursos, em Jornalismo Colaborativo e Mídias Sociais (Yuri Almeida), Consumo e Métricas em Mídias Sociais (Tarcízio Silva e Marcel Ayres) e Gamificação e Transmídia (Thiago Falcão e Luís Adolfo Soares). Neles, foram passadas muitas informações valiosas aos participantes, com abertura de espaço para debate, ao final. Os Grupos de Trabalho do SimSocial – que tiveram como temáticas: (1) Interações e Práticas de Sociabilidade; (2) Consumo e Estratégias de Mercado; (3) Política e Ativismo; (4) Educação; e (5) Práticas Colaborativas e Jornalismo – contaram com várias exposições e debates qualificados em ambos os dias de evento. Sem dúvida, o SimSocial foi fértil na produção de ricas reflexões e de inquietações acadêmicas referentes às mídias sociais, em seus saberes e representações, o que era o propósito do Grupo desde o início.

Mini-curso Gamificação e Transmídia

Ao final do primeiro dia, houve um momento de confraternização entre os participantes, em que foram servidos acarajés, refrigerantes e cerveja à vontade. Neste período de descontração, os presentes puderam interagir, conhecer melhor uns aos outros e trocar idéias. Já no segundo dia, pela manhã, outro ponto alto do evento foi quando a hashtag #SimSocial2011 atingiu os Trending Topics nacionais do Twitter. O Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias digitais e Sociedade fica com um sentimento de grande satisfação, pelo impacto positivo que o SimSocial causou aos pesquisadores, estudantes e interessados nas mídias sociais. Desde já mobilizamos nossos esforços para viabilizar a realização da segunda edição, no próximo ano, na qual contaremos com todos aqueles que se propõem a pensar as tecnologias digitais. De todo modo, deixamos nossos sinceros agradecimentos às pessoas que participaram ou acompanharam online esta primeira edição do nosso Simpósio.

4 comments to “#SimSocial2011 – Balanço Final”
  1. Parabéns pelo #simsocial2011! Além de muito bem organizado, o simpósio foi muito produtivo em todos os formatos que ofereceu: conferências, GTs e mini cursos. Que venha o #simsocial2012 :)

    • Oi, Maria Clara!
      Obrigado pelo comentário e pela sua presença no SimSocial, foi um prazer recebê-la aqui em Salvador. Que venha! =D

  2. Vocês estão de parabéns! o #SimSocial2011 foi um verdadeiro “banho de conhecimento”, um sucesso que me seduziu ao ponto de começar a esccrever meu anteprojeto para vaga de mestrado sobre o assunto Mídias Sociais.

    Parabéns mais uma vez a todos os Organizadores!!! E já confirmando minha presença para #SimSocial2012 e quem sabe como apresentador de pesquisa.

    • Caro Jairo,
      tenha certeza que é muito gratificante para nós saber o quanto o SimSocial foi inspirador. É um grande estímulo ao nosso trabalho. Desejamos toda a sorte nas suas empreitadas acadêmicas, e esperamos encontrá-lo novamente.
      Abraços

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.