SIMSOCIAL 2012: programação e convidados

Foi disponibilizado nessa sexta (6), no site do SIMSOCIAL 2012 – Simpósio de Tecnologias Digitais e Sociabilidade, a programação e a lista dos convidados. Nesse ano, o evento contará com a participação de cinco pesquisadores do campo da cibercultura, que estarão apresentando suas pesquisas mais recentes durante várias atividades da programação.

Na manhã do dia 10 de outubro, a professora Raquel Recuero (UCPEL) fará a conferência de abertura. Recuero é uma referência importante nas pesquisas acerca das redes sociais na internet, tendo publicado recentemente o livro Conversações em Rede: A Comunicação Mediada pelo Computador e as Redes Sociais na Internet.

Logo após, ocorrerá uma mesa-redonda com o tema Metodologia de Pesquisa na Internet, com Marcos Palácios e Adriana Amaral. Palácios é professor da UFBA e vem pesquisando sobre temas relacionados à cibercultura há mais de 10 anos, principalmente sobre o jornalismo na internet – sendo um pioneiro nessa área. Já Amaral é professora da Unisinos e, além de pesquisar temas relacionados a culturas e entretenimento nos ambientes da internet, tem uma produção sobre aspectos metodológicos na área, sendo uma das autoras do livro Métodos de Pesquisa para Internet (2011).

No final do primeiro dia, o professor da UFBA Edvaldo Couto será o conferencista. Vinculado ao departamento de educação da referida universidade, Couto atualmente desenvolve a pesquisa Cibercultura e Educações: Narrativas de professores nas redes sociais digitais, além de ter recentemente organizado diversos livros sobre processos cognitivos nos ambientes dos sites de rede sociais.

No dia 11, as atividades do SimSocial se encerram com a conferência do professor André Lemos. Um dos pesquisadores mais influentes do campo da cibercultura no país, Lemos tem várias publicações acerca de processos de subjetivação nos ambientes digitais e vem trabalhando mais recentemente com discussões acerca do espaço e das tecnologias móveis principalmente a partir da perspectiva da Teoria Ator-Rede.

O SIMSOCIAL ainda contará na sua programação com apresentação de trabalhos e lançamento de livros. Em breve será disponibilizada a chamada para trabalhos, a serem submetidos nos cinco Núcleos Temáticos (NTs), bem como a relação dos livros a serem lançados na segunda edição do evento.

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

One comment to “SIMSOCIAL 2012: programação e convidados”
  1. Pingback: Grupo de Pesquisa em Interações Sociais, Tecnologias Digitais e … « jornalmovel

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.