Resumo “Social Capital in Virtual Learning Communities and Distributed Communities of Practice” – Daniel at al (2003)

O artigo oferece uma ampla revisão bibliográfica que visa apresentar e discutir conceitos de Capital Social sob a ótica de autores das mais diversas áreas do conhecimento. Apesar dos autores não terem identificado um consenso entre pesquisadores, acreditam que o cultivo de normas de reciprocidade, confiança, participação, cooperação, boa vontade, companheirismo, solidariedade e convívio são variáveis relevantes para a formação e fortalecimento do capital social nas relações físicas, virtuais e também em comunidades com fins educativos.

Os autores propõem que o tema seja classificado de duas formas: dimensão estrutural, faz referência aos elementos fundamentais da rede como tipos de laços e conexões e a organização social da comunidade; dimensão de conteúdo, inclui os tipos de normas, confiança, compreensão mútua e as variáveis que as pessoas em conjunto. Apresentam um conceito a ser utilizado neste artigo como um norteador onde estabelecem relação entre capital social e comunidades virtuais de aprendizagem “capital social em comunidades virtuais de aprendizagem é um recurso social comum que facilita a troca de informação, o compartilhamento e a construção do conhecimento através da interação contínua, baseada na confiança e mantida através de uma compreensão partilhada”.

Por fim, os autores identificam estruturas cognitivas, relacionais e estruturais como grupos de capital social e destacam diferenças entre comunidades de aprendizagem e comunidades de práticas distribuídas atribuindo a questões de interação e design, cultura e propósito como itens que corroboram para essa diferenciação. Concluem o artigo afirmando que estudos têm demonstrado que a melhora da aprendizagem colaborativa e o intenso intercâmbio de idéias aumenta o interesse dos participantes destas comunidades bem como promovem o pensamento crítico.

Baixe: Resumo completo do texto FICHAMENTO_DANIEL AT AL 2003

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.