Ben Kuchera (@BenKuchera) publicou ontem, 21 de fevereiro, na Polygon , uma matéria na qual apresenta, resumida e claramente, o que há de vir com o lançamento do tão prometido “acessório” de realidade virtual [VR] do PS4. Acessório entre aspas, porque é de se pensar até que ponto tal aparato deverá ser encarado enquanto periférico, questionando se o mesmo não passaria a assumir características de um console on its own. O próprio Kuchera elenca algumas razões para a adoção dessa perspectiva:
- Os gamedesigners deverão construir jogos voltados à experiência de realidade virtual, não meras reinterpretações de títulos que já funcionam com tela convencional.
- Há de se formar – já em execução – comunidades de desenvolvedores aptos para programar para VR. Como afirma Cliff Blezsinski – um dos principais investidores do Oculus Rift -, “o dispositivo é tão transformador que as construções de experiências para ele deverão ser personalizadas, únicas e elaboradas, do início ao fim, para realidade virtual“.
- A distância entre jogador e realidade do jogo deverá receber especial atenção, sobretudo se considerarmos títulos de horror. Por exemplo, a experiência de “estar lá”, imerso em um ambiente infestado por zumbis, alienígenas e monstros diversos terá de ser amenizada, caso contrário, as previsões acerca das afetações provocadas no jogador, certamente, não serão das mais otimistas.
- Já não há, por ora, maiores preocupações com o hardware. Os investimentos, em sua maior parte, são no intuito de construção de softwares. Até o momento, não há nenhum game voltado exclusivamente à experiência de realidade virtual que tenha excelência em seu objetivo.
Há interessantes falas de expoentes da VR [Michael Abrash e Palmer Luckey, por exemplo] acerca do assunto e muito ainda está por vir, sem dúvida alguma. O campo é vasto e convida a estudos: para onde rumam nossos sentidos? De que maneira estão sendo convocados pelos meios técnicos? Observar e examinar.
A propósito, segundo consta, a Sony fará o tão esperado anúncio oficial em março, na GDC 2014.