Privacidade e neutralidade da rede

marco-civil-da-internetA discussão sobre a regulamentação da Internet no Brasil continua em pleno debate, mas ainda sem data certa para a votação do Marco Civil da Internet. Inspirado em princípios de governança democrática e na garantia dos direitos humanos, o projeto de lei vem sofrendo várias alterações e alimentando debates vitais para definir o futuro próximo da rede Internet no Brasil. Recentemente foi publicado um infográfico com o resumo da participação dos internautas nas audiências públicas e nas discussões on-line sobre o texto do projeto.  No site e-democracia da Câmara dos Deputados é possível encontrar os arquivos com as diferentes versões do projeto e o texto mais atual que está para ser votado. Para esclarecer alguns pontos fundamentais e estimular a participação de usuários “comuns” no debate, estão disponíveis alguns vídeos sobre neutralidade da rede, privacidade online e redes sem fio.

Neutralidade da Rede

Você se importa com sua privacidade na rede?

Estes vídeos são parte do projeto que está debatendo liberdade na rede na produção do filme: Freenet? O vídeos são bom mobilizadores para este debate que é muito urgente. Muito além de estar restrito aos militantes de direitos humanos, este tema precisa também de pesquisas e reflexões que ajudem a compreender os comportamentos dos usuários e as estratégias de governança em curso pelos gestores, políticos e pelo sistema de justiça. Assim como as interações sociais estão sendo repensadas com a expansão e intensificação do uso cotidiano das tecnologias digitais, a nossa criatividade e capacidade de governança nos/dos ambientes digitais são requisitadas para que possamos construir equilíbrios razoáveis entre a proteção e promoção de direitos, escapando das dicotomias estéreis alimentadas pelo pânico moral em torno apenas dos crimes.

Para mais informações sobre Governança na Internet, vale consultar também o site da Diplo Foundation.

 

 

Rodrigo Nejm

É psicólogo pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis-SP, doutor em psicologia social no Programa de Pós Graduação da UFBA e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA. Realizou intercâmbio acadêmico na graduação para estudar “Médiation Culturelle et Communication” na Université Charles de Gaulle Lille 3, França. Pós-doutorando PNPD-CAPES no PPGPSI-UFBA. Psicólogo e diretor de educação na ONG Safernet Brasil, responsável pela criação de materiais pedagógicos, pesquisas e campanhas educativas sobre Direitos Humanos e governança da Internet no Brasil. Tem interesse de pesquisa nas interfaces da psicologia com a comunicação, privacidade e sociabilidade de crianças e adolescentes nos ambientes digitais.

More Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.