Posts de protesto agrupados

#vemprarua, #oGiganteAcordou e #ChangeBrazil estão entre as hashtags mais comentadas quando o assunto são as manifestações que acontecem em todo o país. A quantidade de conteúdo que emergiu nas redes sociais, e acabaram agrupados por tais marcações, chamou atenção dos desenvolvedores da agência digital Sodet.

 A agência criou o ‘Sodet Change Brazil, um globo terrestre virtual, com pontos luminosos, que são marcados cada vez que um post sobre as manifestações é feito nas redes Twitter e Instagram. Estas foram escolhidas por conta da “capacidade de viralização através das hashtags e, claro, disponibilidade de geolocalização do conteúdo”, diz Ana Barroso, sócia da agência. A ferramenta foi criada voluntariamente pela equipe da empresa, em três dias, no escritório de Recife (PE), com base em dados abertos e públicos das redes sociais.

Resolvemos publicar essa ferramenta, em especial, para ajudar as pessoas também a entenderem um pouco mais do comportamento coletivo”, explica Barroso.

Outros agregadores de conteúdo surgiram estimulados pela necessidade de muitos de acompanhar ou colaborar com as manifestações ocorridas nas últimas semanas, a exemplo o mapa colaborativo ‘Protestobr‘ que é alimentado através do site ou do aplicativo e reúne dados/informações sobre os diversos protestos no Brasil. Surgiram, também, páginas do Facebook como ‘Rota de Fuga SP’ que reúne formas seguras de retornar para casa.

Os dispositivos móveis facilitaram a transmissão dessas informações e outras ferramentas sua organização rápida. Acredito que, atualmente, no calor de um acontecimento, podemos ter uma imagem mais fiel aos fatos, pois muitos desses dados circulados são transmitidos por pessoas comuns, muitas vezes próximas de nós e/ou confiáveis.

Fonte: G1

Karla Cerqueira

é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa em Cibercultura. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou nos setores de criação da Agência Versa e da empresa DP&P Comunicação Visual. Tem interesse nos temas: Interações Sociais Online, Tecnologias Digitais, Performances e Imperativo da Felicidade. (Lattes)

More Posts

Deixe um comentário