Pesquisadores do GITS participam de livro sobre Mídias Sociais

Pesquisadores do Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) contribuíram tanto através de artigos como na organização do ebook #MidiasSociais: Perspectivas, Tendências e Reflexões. Produzido e organizado pela agência de mídias sociais PaperCliQ em parceria com a consultora de mídias sociais Danila Dourado, o ebook foi lançado nesse último sábado (19) no 15° EDTED – Salvador.

A proposta é discutir as mídias sociais sob diversos ângulos e tem textos com diferentes estilos: artigos totalmente voltados à prática cotidiana do trabalho em comunicação digital e de cunho mais reflexivos, “acadêmicos”. Busca assim sistematizar conhecimentos sobre a área, abordando temas como monitoramento online, transmídia, assessoria política, geolocalização, novos modelos de negócios, CoolHunting, dentre outros.

Marcel Ayres organiza o ebook e escreve sobre a relação entre redes sociais online, mobilidade e geolocalização como oportunidades de negócio para empresas e agências publicitárias na atualidade; para tanto, foi tomado como estudo de caso do site Foursquare. Ana Terse propõe empregar perspectivas de compreensão baseadas em estudos dos sites promovedores de redes sociais, sugerindo uma compreensão mais ampla sobre a aprendizagem social no contexto da web; desse modo, sua preocupação reside em analisar não apenas a aprendizagem social, mas como as redes formadas entre as pessoas criam estruturas e oportunidades para o seu desenvolvimento.

Já Tarcízio Silva, também organizador, procura definir o que é “monitoramento de marcas e conversações”, serviço de inteligência em ascenção no mercado digital e categoriza alguns dos seus recursos; além de apontar pontos a serem observados – como a crescente consciência dos consumidores sobre a visibilidade das informações pessoais postadas na internet.

Os autores foram convidados e outros passaram por uma chamada de trabalhos durante esse ano. O ebook conta com artigos de profissionais e pesquisadores de todo país, como Patrícia Moura (Agência Binder / Visão Estratégica), Nino Carvalho (InPress Porter Novelli), Carol Terra (Agência Ideal), Gilber Machado (e-brand), Mirna Tonus (UFU) e Henrique Puccini (Humantech).

O livro está também disponível para download gratuito na página: http://www.slideshare.net/papercliq/ebook-midias-sociais-perspectivas-tendencias-reflexoes. Interessados por mais informações podem acessar amanhã (21), às 21h, o endereço: www.tinychat.com/midiassociais, em que a organizadora Danila Dourado estará em um chat ao vivo sobre o ebook.

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.