Pesquisa sobre usos e apropriações do WhatsApp em Interações Cotidianas

Você está sendo convidada(o) para participar de uma pesquisa sobre usos e apropriações do WhatsApp em interações sociais cotidianas. Para participar, você precisa ser brasileira(o), entre 18 a 24 anos, e usuária(o) ativo do aplicativo WhatsApp e residente em Salvador e Região Metropolitana. O objetivo central deste estudo é compreender e analisar como usuários ativos do WhatsApp percebem, avaliam e manejam aspectos da sua privacidade nas interações com outro(s) usuário(s) e grupo(s) dentro do aplicativo.

Mais informações: clique aqui

As entrevistas serão marcadas e realizadas por meio de videoconferência online – utilizando a plataforma Jitsi (https://jitsi.org). O tempo da entrevista será de 40 minutos (mínimo) a 60 minutos (máximo). Para evitar qualquer tipo de exposição indesejada e/ou a identificação dos participantes da pesquisa e de seus contatos no WhatsApp, utilizaremos técnicas de anonimização e/ou pseudonimização em nossa análise.

Optamos pela entrevista online para proteger os participantes, seguindo as recomendações de distanciamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde do Brasil derivadas do contexto de pandemia do novo coronavírus (COVID-19)https://coronavirus.saude.gov.br.

As entrevistas fazem parte do levantamento de dados da pesquisa de doutorado desenvolvida por Marcel Rodrigues Queiroz Ayres Dantas, discente em Cultura Digital pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PPGCCC – UFBA), localizada em Salvador (BA), orientado pelo prof. Dr. José Carlos Ribeiro, professor associado do Instituto de Psicologia da UFBA e dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PPGCCC) e de Psicologia (PPGPSI) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Esta pesquisa atende a legislação brasileira (Resoluções 510/16 e 466/12 do Conselho Nacional de Saúde – CNS).

Clique aqui para se inscrever e participar.

Marcel Ayres

Doutorando na linha de Cultura Digital da Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (PGCCC/UFBA). Graduado em Comunicação Social pela Faculdade de Comunicação da UFBA. Especialista em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pesquisador no Grupo de Pequisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS/UFBA). Também atua como professor e consultor em Comunicação e Marketing Digital.

More Posts - Website

Follow Me:
TwitterFacebookLinkedIn

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.