Pesquisa mapeia práticas juvenis nas redes sociais na internet

Desde meados de agosto a Rede Brasil Conectado, formada por pesquisadores de universidades de todo o país, disponibilizou o questionário da pesquisa nacional Jovem e Consumo Midiático em Tempos de Convergência. O estudo pretende mapear o consumo dos meios de comunicação, com ênfase em plataformas digitais, para investigar as práticas, fluxos e rituais de jovens usuários da internet, na faixa etária de 18 e 24 anos.

Capa_FaceO questionário envolve perguntas sobre o uso de redes sociais, dispositivos móveis e aplicativos, visando comparar resultados das diferentes regiões, a fim de conhecer a diversidade brasileira. Cada pessoa deve responder a duas etapas, uma voltada às questões de um âmbito geral da pesquisa e outras relacionadas às especificidades do consumo midiático do estado escolhido pelo respondente.

Para respondê-lo, basta acessar o endereço eletrônico da Rede Brasil Conectado: www.redebrasilconectado.com.br. O vídeo abaixo é uma contribuição da equipe do Mato Grosso na divulgação do questionário em andamento.

Rede

A Rede Brasil Conectado é coordenada pela professora Nilda Jacks, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conta com equipes regionais em todo o país. A pesquisa foi iniciada em 2012 e já mapeou as práticas de consumo cultural e midiático de jovens da classe C, bem como suas atividades no Facebook. O questionário em aplicação trata-se da última etapa da investigação, que pretende construir um mapa das relações entre os jovens que acessam os ambientes digitais nas mais diversas plataformas e as recepções decorrentes dos meios de comunicação de massa. Todos os estados brasileiros têm equipes envolvidas na pesquisa em andamento.

Os resultados da pesquisa serão amplamente divulgados em 2015. Mais informações podem ser obtidas no site oficial: http://redebrasilconectado.wordpress.com/. O GITS é um grupo parceiro da Rede Brasil Conectado desde o ano passado, com o envolvimento direto de seus membros também na promoção da pesquisa.

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário