Perfis Digigráficos – Um novo olhar sobre o consumidor no ambiente digital

A agência DM9DDB produziu uma série com 6 pequenos vídeos, em forma de documentário, nos quais apresenta um estudo que resultou numa nova classificação para o consumidor no ambiente digital.

Anteriormente levavam-se em conta somente critérios convencionais (como demografia, sexo, idade, classe social, ou mesmo perfis psicográficos). Esse estudo mostra perfis para os consumidores em relação ao uso da tecnologia, e como ela impacta a sua realidade a partir de três novos critérios:

1) Quanto e como as pessoas utilizam os recursos e equipamentos de tecnologia em sua vida.
2) Quais são as intenções que elas têm ao consumir os diversos produtos digitais.
3) E principalmente, quanto os recursos digitais servem para moldar sua própria identidade.

Considerando esses tópicos o estudo chegou a 5 novos tipos de perfis, nomeados de Perfis Digigráficos. São eles: Imersos, Ferramentados, Fascinados, Emparelhados e Evoluídos

Acredito que a DM9DDB e a Vox Pesquisas (responsável por coletar os dados e chegar as conclusões) realizaram o trabalho excelente expondo eixos inovadores para melhorar a comunicação com públicos online, mas não posso deixar questionar o método utilizado para chegar a tais perfis(?). Enfim um material interessante do ponto de vista estético, útil em reflexões do dia a dia e que pode resultar em ótimos conteúdos acadêmicos. (Fonte: Comunicadores)

Karla Cerqueira

é mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa em Cibercultura. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou nos setores de criação da Agência Versa e da empresa DP&P Comunicação Visual. Tem interesse nos temas: Interações Sociais Online, Tecnologias Digitais, Performances e Imperativo da Felicidade. (Lattes)

More Posts

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.