Pequenos Helicópteros Controlados por Ondas Cerebrais

Enquanto a humanidade ainda está longe de possuir os poderes do Professor X, as tecnologias controladas por ondas cérebrais estão evoluindo rapidamente. Pesquisadores da Universidade de Zhejiang em Hangzhou, na China, postaram um vídeo no youtube demonstrando um pequeno drone de quatro hélices controlado por ondas cerebrais. Através de um dispositivo semelhante a um headphone chamado de eletroencefalograma emotivo, os pesquisadores afirmam que são capazes de pilotar o quadricóptero apenas com a força do pensamento.

O sistema, chamado Flying Buddy 2, foi desenhado para servir a usuários com necessidades especiais, em particular para ajudar pessoas com problemas motores. E, como é possível ver no video demonstrativo, há aplicações para jogos também. Mas o sistema ainda está nos estágios iniciais, e não estará disponível comercialmente tão cedo. Ainda assim, essas pequenas aeronaves guiadas por controle remoto poderão ser encontradas em breve nas lojas.

Lineu Oliveira

Licenciado em História (FFCH/UFBA), especialista em Relações Internacionais (EAD/UFBA) e mestrando pelo Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM/UFBA). Desenvolvendo pesquisa sobre compartilhamento de filmes em comunidades privadas BitTorrent na linha de pesquisa em Cibercultura. Bolsista Capes e membro do GITS.

More Posts

One comment to “Pequenos Helicópteros Controlados por Ondas Cerebrais”

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.