O Primeiro Arquivo de Música Undergroud da Internet Volta à Rede

As origens da revolução musical online estão de volta, graças ao extraordinário arquivista da Internet Jason Scott. Jason, que trabalha para o grupo de preservação da Internet Archive.org, acaba de ressussitar o Acervo de Música Underground da Internet (Internet Underground Music Archive ou IUMA), como era chamado em 1992, quando as pessoas enviavam suas músicas para o arquivo através do protocolo Gopher.

Iniciada na Universidade da Califórnia em Santa Cruz por Jeff Patterson, Jon Luini and Rob Lord, o objetivo era criar um arquivo musical online para músicos e bandas que não possuiam contratos com gravadoras. A ideia era simples: bandas enviavam arquivos para o serviço que então eram enviados aos fans via Usenet ou e-mail. Desta forma, nasceu a revolução da música na Internet.

O site do arquivo eventualmente chegou a hospedar milhares de bandas e centenas de milhares de músicas, muitas em Mp2 e em outros formatos hoje abandonados.

Como muitos outros sites naquela época, o IUMA foi vendido durante os anos de euforia da bolha da Internet para empreendedores desinformados que, negligentemente, deixaram o site morrer em 2006. Felizmente John Gilmore – talvez mais conhecido por ajudar a fundar a Eletronic Frontier Foundation – teve a brilhante ideia de copiar o site pouco antes do seu desaparecimento.

Agora Scott tem usado a vistas do arquivo de Gilmore para ressussitar o site da IUMA. Como diz Scott, “para a nossa sorte uma boa parte da história da música moderna foi salva.” O arquivo resgatado não possui tudo que já esteve no arquivo da IUMA, mas foi possível resgatar 25.000 bandas e artistas e mais de 680.000 faixas musicais. Se somarmos o tempo de duração de todas as músicas resulta 243 dias .

Scott disse que essa versão ressussitada deve ser considerada “1.0” e já prometeu garantir que os dados originais serão “armazenados com segurança para que futuramente possa ser resgatado com técnicas melhores”.

Fonte: Tradução livre do texto de GILBERTSON, Scott. The Internet Underground Music Archive Rides Again. Wired; 29/05/12. Disponível em http://www.webmonkey.com/2012/05/the-internet-underground-music-archive-rides-again/?utm_source=twitter&utm_medium=socialmedia&utm_campaign=twitterclickthru.

Lineu Oliveira

Licenciado em História (FFCH/UFBA), especialista em Relações Internacionais (EAD/UFBA) e mestrando pelo Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM/UFBA). Desenvolvendo pesquisa sobre compartilhamento de filmes em comunidades privadas BitTorrent na linha de pesquisa em Cibercultura. Bolsista Capes e membro do GITS.

More Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.