O Google e as estratégias para as Redes Sociais

Nesta sexta-feira, 16 de setembro, ocorreu em São Paulo o Google Developer Day, evento em que equipes do Google apresentam conteúdos sobre seus produtos e plataformas. No evento, o diretor de engenharia do Google, James Whittaker, tratou de conceder alguns afagos ao site Orkut. Whittaker declarou que a chegada do Google+ não irá excluir os investimentos e esforços da empresa no Orkut, e que o Google estaria comprometido com as duas redes sociais. Segundo o G1, o executivo afirmou que “o plano é continuar com os dois produtos. […] Você não joga fora o sucesso de um produto como o Orkut”. Ainda para o Whittaker, as equipes do Google+ e do Orkut podem aprender com as inovações de uma e de outra.

James Whittaker, diretor do Google. Fonte: Amanda Demetrio/G1

Questionado sobre o êxodo de usuários do Orkut para redes como o Facebook e o próprio Google+, Whittaker afirmou confiar “na habilidade da equipe do Orkut para continuar desenvolvendo um produto atraente”, revela a Folha de São Paulo. Apesar dos esforços para validar o Orkut, as declarações do alto funcionário do Google dão-se em um contexto de estagnação ou mesmo declínio do Orkut, e forte avanço do Facebook no Brasil. O próprio Google+ apresenta-se como uma reação a este processo. Tanto assim que Whittaker atribui ao Google+ outro patamar, em relação ao Orkut, na medida classifica o primeiro como, não apenas uma Rede Social, mas “a socialização da web”.

De todo modo, de fato “não se joga fora” um case de tanto sucesso, como foi Orkut num país importante no uso da Internet. Há ainda uma parcela expressiva do público brasileiro que permanece fiel ao site, e não parece tão atraída por ferramentas mais novas, como Twitter, Facebook, Foursquare etc. É preciso considerar que no Brasil ainda há muito que se explorar na questão digital. Um contingente enorme da população ainda tem pouco ou nenhum acesso à Internet, mas este quadro tem sido alterado com muita velocidade, nos últimos anos. Esta gama de pessoas que deve iniciar ou ampliar suas práticas online é imprevisível e heterogênea. Deste modo, manter variadas opções de plataformas que podem atrair os diferentes perfis de usuários – atuais e futuros – revela-se uma estratégia altamente recomendável.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.