Novo aplicativo para smartphones promete mobilização contra a violência

AGENTTOVigilância, apropriação de tecnologias, mobilização da população civil e capital social são apenas alguns temas que podem ser discutidos quando se lê a matéria da Folha que aborda o uso dos smartphones como uma ferramenta de combate a violência.

O texto relata a utilização de celulares e de um APP (Agentto) por moradores de um dos bairros mais nobres de São Paulo e, por isso mesmo, uma das regiões mais visadas por assaltantes e outros bandidos. Segundo o relato, o app vem sendo apropriado pela moradores do Morumbi para alertar a sua rede de amigos, familiares, empresas de segurança e até a polícia para situações de risco como: acidentes, assaltos, sequestros, arrastões e até abordagens de pedintes etc. A tecnologia, que utiliza uma plataforma de Rede Social Digital, utiliza o GPS como instrumento de localização. A vítima pode enviar alertas discretamente ou até mesmo tirar fotografias da cena.

A ideia desta comunidade do Morumbi é permitir acesso da tecnologia para o maior número de usuários possíveis, comprando inclusive, smartphones para porteiros dos edíficios da região. O projeto paulistanoestá sendo conduzido pela Samovis (Sociedade Amigos do Morumbi e da Vila Suzana) e já conta com 360 condomínios envolvidos o que totaliza cerca de 100 mil moradores.

Maria Alessandra Calheira

Maria Alessandra Calheira é mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas, na linha de Cibercultura, pela UFBA; Especialista em Marketing pela ESPM e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UCSal. Atua como Coordenadora do Centro de Carreiras do Centro Universitário Jorge Amado. Faz parte do corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação desta mesma instituição onde leciona disciplinas voltadas a comunicação, criação, marketing e planejamento de carreira. Atuou 12 anos como Redatora Publicitária quando foi laureada com um Leão no Festival Internacional de Cannes, com uma medalha de prata no Clube de Criação de São Paulo, Top de Marketing da ADVB, entre outros. A sua Pesquisa tem tema Capital Social e os Aspectos Comunicacionais entre Organizações e Pessoas na ferramenta Twitter.

More Posts - Website

Deixe um comentário