Novas Patentes da Microsoft: Abraços e Apertos de Mão – Virtuais

Sim, relacionamentos à distância são complexos. Claro, temos diversas formas de nos comunicar: IM, Skype, Facetime, Viber, Whatsapp, Email, etc. A parte que corresponde à materialidade, contudo, não é transmitida através dessas formas de comunicação – e quem diria que ela não faz falta? Mas, e se pudéssemos nos abraçar através de travesseiros eletrônicos conectados à Internet?

A Microsoft recentemente patenteou a ideia de “resposta de força em telepresença“, que basicamente consiste em interações físicas para comunicações de longa distância. A patente esclarece um pouco: “o atos de abraçar, apertar a mão, escrever em um quadro branco e coisas do tipo podem ser detectados, então, uma resposta baseada em força pode ser implementada”.

O princípio é o mesmo que guia as vibrações em controles de video games, e sua utilização em interações de longa distância não é nova. Pesquisadores da famosa faculdade de tecnologia da Pennsylvania (EUA) Carnegie Mellon publicaram, em 2003, um artigo no qual discutiam como usar robôs para esse fim, o de abraçar .

E mais: a ideia da Microsoft não consiste apenas na conhecida vibração dos consoles de video game:segundo a patente, fricção, feedback elétrico e 3D, bem como mudança de temperatura, resistência física e barulho – entre outras faculdades – estão incluídas na tecnologia.

Leia mais aqui.

Ana Terse Soares

Ana Terse Soares é graduada em Comunicação Social e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2013) na linha de Cibercultura. Atualmente integra os Grupos de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) e o Analítica: Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos, ambos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Performances Musicais através de Hologramas e seus interesses debruçam-se, principalmente, sobre os seguintes temas: Comunicação e Tecnologias Digitais, Cultura Digital, Redes Sociais, Produção de Presença e Materialidades da Comunicação, Arte e Tecnologia, Música e Virtualidade, Experiência Estética e Holografia, Performances Musicais e Tecnologias Digitais, Digital Bodies, Performers Virtuais.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebook

One comment to “Novas Patentes da Microsoft: Abraços e Apertos de Mão – Virtuais”
  1. Pingback: Blogs acadêmicos sobre mídias sociais, pesquisa, métodos e sociologia digital | Tarcízio Silva

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.