Livro aborda o tema da memória

Discutir aspectos referentes a memória e sua relação com as tecnologias digitais têm sido recorrente nas pesquisas atuais em ambientes digitais. Uma publicação que pode trazer contribuições valiosas para as pesquisas no país será lançada essa semana. Trata-se do livro Performances da Memória, organizado por Mônica Toledo e com a presença de mais 13 autores-pesquisadores que discorrem sobre o tema da memória em áreas distintas do conhecimento. A publicação é da editora Impressões de Minas. A cerimônia de lançamento acontecerá nessa quinta (14), às 18h, no Espaço do Conhecimento UFMG em Belo Horizonte, como evento integrante do Seminário Internacional Som + Memória.

Performances da Memória se divide nos temas Corpo, Tecnologia, Lugar e Fantasia e é escrito por artistas e pesquisadores partindo de suas próprias práticas e teorias que contemplam o pensamento contemporâneo acerca dos estudos da memória. O livro teve o apoio do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência.

De acordo com Mônica Toledo, o encontro desses textos vem do desejo de se pensar a memória como performance. Para tanto, o livro traz contribuições de provoquei artistas e pesquisadores que abordam o tema a partir das artes plásticas, artes cênicas, tecnologias digitais, neurociência, psicanálise, psicologia, arquitetura, literatura e cinema. O resultado é uma coletânea que pode auxiliar as teorias contemporâneas que contemplam os estudos da memória.

O livro está dividido em quatro seções temáticas: (1) Gestos da memória, ou os visíveis do corpo; (2) Memórias fraturadas: mapas abertos; (3) A imprecisão tecnológica como traço de memória; e (4) Encontrar-se para perder-se: o fantástico da memória. A publicação já se encontra à venda nas livrarias Scriptum, Usina das Letras e Livraria do Museu (Palácio das Artes e CCBB), em Belo Horizonte; e no Epicentro Cultural, Intermeios, Sala Crisantempo, Livraria Zaccara e Lojinha do MIS, em São Paulo.

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutorando em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário