Lançado o edital de seleção de aluno especial 2012.2 do PósCom/UFBA

Póscom / UFBAO Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Faculdade de Comunicação lançou o edital de seleção de aluno especial 2012.2. O período de inscrição ocorre de 05 a 13 de julho de 2012 e deve ser feita com a apresentação dos documentos e carta de solicitação enviados pelos correios, juntamente com o comprovante de pagamento de taxa de seleção via boleto bancário.

 

 

O Aluno Especial é o estudante que, após aprovado no processo seletivo específico, cursa a disciplina do Mestrado ou do Doutorado, com a obrigação de cumprir todas as atividades, sem, no entanto, receber título de Mestre ou de Doutor. O aluno terá número de matrícula e histórico escolar com as suas notas, carga horária e creditação. Se o aluno tiver interesse em cursar o Mestrado ou o  Doutorado, posteriormente poderá solicitar o aproveitamento desses créditos adquiridos.

Os candidatos devem atentar para as disciplinas oferecidas pelo programa para o semestre 2012.2 e explicar, em carta, quais suas motivações para a inscrição e qual a relação da disciplina com suas experiências e/ou seus projetos de pesquisa. A participação em disciplinas como aluno especial é uma importante oportunidade para o contato com a dinâmica dos debates realizados em um programa de pós-graduação, com referências bibliográficas e com pesquisadores de uma linha de pesquisa. Na linha de cibercultura, indicamos:

  • COM543 – CIBERESPAÇO, COMUNICAÇÃO E CULTURA
  • PROFS. ANDRÉ LEMOS e SUZANA BARBOSA
  • Terças-feiras – 14h às 18h
  • A disciplina aborda o campo de desenvolvimento do que tem sido chamado “Internet das Coisas” – a fase mais avançada da computação ubíqua, “sensiente” e “pervasiva” – a partir da perspectiva da Teoria Ator-Rede (TAR) e, por outra parte, busca analisar o fenômeno contemporâneo dos dados (“Big Data”) como uma das configurações deste campo, através do estudo dos
    aspectos teórico-conceituais e da sua aplicação no Jornalismo e no que se vem chamando Jornalismo de Dados. Estrutura-se, portanto, em dois módulos, que serão ministrados, respectivamente, pelos professores André Lemos e Suzana Barbosa.

Para informações mais detalhadas, confira o edital no site do PósCom/UFBA.

Mônica Paz

Mônica Paz é doutora (2015) e mestre (2010) pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na linha de pesquisa sobre Cibercultura, da FACOM/UFBA. Bacharel em Ciência da Computação pelo DCC/UFBA (2007). Entusiasta do movimento Software Livre, já colaborou em diversos eventos dessa comunidade e também com a Revista Espírito Livre.

More Posts - Website

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.