IRC e Orkut ficaram adultos?

irc

A cada nova plataforma desenvolvida uma mais antiga parece morrer, isso aconteceu com o IRC, Msn e Orkut, mas será que foram efetivamente abandonadas?

Inicialmente esses canais foram utilizados como um “local de encontro” de jovens, como é hoje o Facebook. No mIRC, principal cliente de IRC, cada usuário se conectava com um apelido, o “nickname”, e não havia imagens para identificar os participantes do chat. A interface era composta basicamente por caracteres escritos. Já no Orkut, era criado um perfil e a partir deste interagia-se com outros.

Apesar da queda significativa do número de usuários (que chegou a mais de 40 milhões de cadastros no Brasil) o Orkut ainda é acessado por cerca de 6 milhões de pessoas. A maioria destes usuários busca por informações em comunidades de assuntos específicos, como futebol e séries de TV. Do mesmo modo acontece com o mIRC, os usuários remanescentes que acessam servidores IRC para trocar informações são participantes da comunidade software livre, desenvolvedores, consultores e programadores em busca de informações técnicas e restritas sobre a utilização de produtos ou resolução de problemas em software e até downloads.

Notícias sobre a evasão dos adolescentes do Facebook nos fazem pensar: redes sociais online tendem a se adultizar?

Fonte: Folha

Karla Cerqueira

é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa em Cibercultura. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou nos setores de criação da Agência Versa e da empresa DP&P Comunicação Visual. Tem interesse nos temas: Interações Sociais Online, Tecnologias Digitais, Performances e Imperativo da Felicidade. (Lattes)

More Posts

Deixe um comentário