Digressão sobre a Internet das Coisas e Mobile Marketing

por Marcel ayres
Em 2010, o Observatório de Publicidade em Tecnologias Digitais, um grupo de pesquisa formado pela integração Universidade (Facom/Póscom) e Empresa (Propeg), lançou o livro “Publicidade Digital: formatos e tendências da nova fronteira publicitária”. A publicação conta com diversos autores que realizam reflexões acerca da prática publicitária  contemporânea e sua interface com tecnologias digitais, desde ambientes interacionais online (como é o caso dos Sites de Redes Sociais), até aplicações em dispositivos móveis (como tablets, smartphones) etc.
Participei deste livro com o artigo “Internet das Coisas e Mobile Marketing: limites e possibilidades“, texto no qual resgato o termo”Internet of Things” (utilizado pela primeira vez por Kevin Ashton, em 1999) e traço um paralelo entre este conceito e práticas de comunicação e marketing, mais especificamente em dispositivos móveis.
Com isso, compreendemos no texto que a Internet das Coisas seria composta por uma rede de objetos interconectados, os quais poderiam possuir seu próprio endereço IP, estar incorporados em sistemas complexos e usar sensores para monitorar o ambiente, respondendo a mudanças de contexto. Grosso modo, através de diferentes aparatos tecnológicos, a Internet das Coisas pode ser encarada como uma forma de indexar camadas informacionais nos mais diversos objetos  (coisas/pessoas etc.), possibilitando diferentes tipos de interações, não apenas entre pessoas e pessoas, mas, também, entre pessoas e objetos e/ou entre objetos. No artigo, faço um breve panorama sobre como a Internet das Coisas se desenvolveu à partir de experiências científicas (iniciadas na MIT), até chegar em apropriações realizadas em campanhas e/ou recursos de comunicação e marketing.
Abaixo, segue o artigo na íntegra:
View more documents from Marcel Ayres

Marcel Ayres

Doutorando na linha de Cibercultura na Póscom - UFBA. Especialista em Marketing pela FGV. Pesquisador no Grupo de Pequisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociedade [Gits - UFBA]. Cofundador da agência COM Inteligência Digital.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário