Indie Game: The Movie

A combinação de zeros e uns abre um horizonte de criação cujo as possibilidades são incontáveis. Neste sentido, o que norteia o fazer humano frente aos inúmeros caminhos que se apresentam é a intencionalidade. No caso específico dos jogos eletrônicos, o produto deste querer dizer se vale de suportes audiovisuais e interacionais. Dialogar com os elementos técnicos e cognitivos e produzir sentido através desta “nova” forma de arte não é algo simples. Conceber, desenhar e programar seus próprios games sem suporte dos big bosses do entretenimento é uma tarefa exigente de esforços físicos e mentais.
É justamente a rotina destes artistas independentes que o documentário  busca apresentar. Entre os selecionados do Sundance Film Festival, Indie Game apresenta quatro game designers e o processo de criação de três jogos: Edmund McMillen e Tommy Refenes, designer e programador do Super Meat Boy; Phil Fish, criador do FEZ e Jonathan Blow, do aclamado .
Com simplicidade na aproximação e escolha certeira dos depoentes (e por que não personagens?), Indie Game promete trazer à baila o fazer artístico na sociedade contemporânea através da criação de jogos eletrônicos independentes. A direção do filme fica a cargo da dupla iniciante Lisanne Pajot e James Swirsky. Bom start.

Felippe Thomaz

Felippe Thomaz é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, onde examinou, na ocasião, o processo de construção identitária do jogador em MMORPGs, através de avatares. Doutor pelo mesmo programa, seu objetivo mira agora a compreensão da influência exercida pelos variados dispositivos de controle sobre a experiência de jogos eletrônicos. Examinando o uso de joysticks, teclado e mouse, interfaces touchscreen e sensores de movimento, a questão que baseia a pesquisa, simplificadamente, é: de que maneira as formas de controle influenciam a própria experiência do jogar um game?

More Posts - Website

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.