Indicadores TIC: pesquisa, desenvolvimento e governança

Estamos nos aproximando da data (06/11 a 09/11) do próximo  Internet Governance Forum (IGF), o sétimo encontro do fórum das Nações Unidas para debater as desafiadores questões ligadas à regulação local e global de questões como segurança, privacidade, direitos humanos, padrões técnicos para neutralidade, interoperabilidade e demais pontos críticos da governança da Internet. Este ano o tema central será: Internet Governance for Sustainable Human, Economic and Social Development’. Apesar de o encontro ser no Azerbaijão, todo e qualquer internauta pode acompanhar e participar das discussões em tempo real pela rede.Estes temas tão complexos e urgentes são pauta de polêmicas propostas de políticas públicas, de projetos de lei e também de pesquisas acadêmicas que tentam produzir reflexões críticas que possam balizar as decisões em diferentes esferas, dos governos ao mercado.

No Brasil, vale destacar a singularidade e importância do modelo de governança em curso no Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), com destaque para sua contribuição na consolidação de indicadores de TIC no Brasil, seguindo padrões internacionais de qualidade e comparabilidade. Através do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (CETIC), os pesquisadores brasileiros tem à disposição um conjunto valioso de pesquisas sobre a disseminação e uso das TIC em diferentes contextos. O CETIC disponibiliza, gratuita e publicamente, os resultados das pesquisas para subsidiar não apenas os trabalhos acadêmicos, mas também a elaboração e implementação de políticas públicas e reflexões sobre governança da internet no Brasil, seja com foco no uso doméstico das TIC, no governo eletrônico, no terceiro setor, na educação e entre crianças e adolescentes.

Os indicadores produzidos pelo CETIC são interessantes elementos não apenas para subsidiar as pesquisas acadêmicas brasileiras sobre usos das TIC, mas também como geradores de novas pesquisas que possam explorar as relações entre tantos indicadores com as práticas sociais, local, nacional e internacionalmente. Fica a dica deste amplo acervo de pesquisas para inspirar os colegas pesquisadores.

Mais:

Pesquisas CETIC 

Internet Governance Forum

Rodrigo Nejm

É psicólogo pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis-SP, doutorando em psicologia social no Programa de Pós Graduação da UFBA e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA. Realizou intercâmbio acadêmico na graduação para estudar “Médiation Culturelle et Communication” na Université Charles de Gaulle Lille 3, França. Atualmente é psicólogo e diretor de educação na ONG Safernet Brasil, responsável pela criação de materiais pedagógicos, pesquisas e campanhas educativas sobre Direitos Humanos e governança da Internet no Brasil. Tem interesse de pesquisa nas interfaces da psicologia com a comunicação, privacidade e sociabilidade de crianças e adolescentes nos ambientes digitais.

More Posts

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.