Google Glass: Caminhos para Entender seu Impacto

No contexto tecnológico atual, o Google Glass – computador integrado com um HMD (head-mounted display), ou simplesmente os óculos digitais da Google – é um dos produtos / serviços nos quais mais se presta atenção, como foi discutido no último post aqui no blog do GITS: as pesquisas tem oscilado entre aplausos e vaias, e uma grande variedade de questões tem sido levantada a respeito de seu uso.

Tendo testemunhado a revolução digital dos últimos quinze anos, é impossível não nos indagarmos a respeito dos impactos que uma tecnologia como estas vai causar em nossas vidas (impacto “documentado” pela ficção televisiva em Black Mirror, aclamada série da BBC londrina).

Pesquisadores mundo afora tentam, também, dar conta de um fenômeno em claro processo de desenvolvimento – entre eles, Nicole Bonilla, da Cornell University, fez um apanhado bem interessante de artigos e livros que oferecem um rumo no entendimento de que impactos individuais / sociais em nossas interações poderão ser sentidos, uma vez que o serviço venha a público.

Vale a pena conferir: http://blogs.cornell.edu/newmedia13njb67/

Ana Terse Soares

Ana Terse Soares é graduada em Comunicação Social e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2013) na linha de Cibercultura. Atualmente integra os Grupos de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) e o Analítica: Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos, ambos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Performances Musicais através de Hologramas e seus interesses debruçam-se, principalmente, sobre os seguintes temas: Comunicação e Tecnologias Digitais, Cultura Digital, Redes Sociais, Produção de Presença e Materialidades da Comunicação, Arte e Tecnologia, Música e Virtualidade, Experiência Estética e Holografia, Performances Musicais e Tecnologias Digitais, Digital Bodies, Performers Virtuais.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebook

One Comment
  1. Pingback: GITS – Grupo de Pesquisa em Interações Sociais, Tecnologias Digitais e Sociedade » Google Glass e comportamento

Deixe um comentário