GITS no Festival YouPIX 2012

Membro do GITS participará de debate no Festival youPIX  na Bienal de São Paulo dia 04 de Julho. O Festival  é gratuito e acontecerá de 03 a 05 de julho, reunindo diferentes convidados entre humoristas, VJ’s, pesquisadores,  jornalistas, blogueiros, internautas heavy users e ativistas da liberdade na cultura digital.

Os organizadores definem o Festival como  o local “onde a internet se encontra fora da internet pra celebrar essa cultura. Através dos fios e cabos de rede, os jovens de hoje criam uma nova expressão e uma nova cultura. Colaborativa, visceral, multifacetada… essa manifestação cultural já quebrou um sem número de paradigmas e transcendeu para além da rede.”

O pesquisador do GITS e direitor de prevenção da SaferNet, Rodrigo Nejm,  participará da mesa: ” Salvem a Internet” que irá debater o equilíbrio necessário entre controle e liberdade, entre vigilância e anonimato na rede que está tão sujeita ao vigilantismos na atual sociedade de controle.  No site do Festival já foram lançadas algumas questões que animarão o debate:
Vivemos um tempo em que não é mais aceitável não saber como a internet funciona e qual nosso papel dentro desse ecossistema. Cabe a nós proteger esse ambiente livre, “empoderante” e democrático. Nós somos a internet! Como a gente define o que ela quer e luta por isso? Contra o que estamos lutando? ECAD, governo, corporações? Quais são as ferramentas que temos? O que está sendo feito, como e o que podemos fazer pra continuar essa luta?

Participarão neste debate:
Deputado Alessandro Molon (professor de Direito da PUC-RJ, mestre em história e relator do Marco Civil da Internet na Câmara)
Helena Martins (cientista política e Analista de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google Brasil)
Rodrigo Nejm (psicólogo, diretor de prevenção da SaferNet e membro do Grupo de pesquisa sobre Interações, Tecnologias e Sociedade GITS/UFBA, atua na promoção dos direitos humanos na internet)
Mediação de Paulo Rená (Mestre em Direito, Estado e Constituição pela UnB, ativista pelo respeito aos direitos fundamentais na Internet, foi gestor do Marco Civil da Internet no Brasil e é membro do Partido Pirata do Brasil).

Entre os inúmeros debates da programação, as transformações na noção de privacidade  também estão na pauta das discussoes em debate que terá, entre outros, Fernanda Bruno  (Professora da Pós em Comunicação e Cultura da UFRJ e do Instituto de Psicologia da UFRJ) e Cristiano Nabuco (psicólogo e Coordenador do Grupo de Dependência de Internet do Hospital das Clínicas) discutindo: QUEM PRECISA DE PRIVACIDADE?

Confira a programação completa e mais informações no página do Festival.

Rodrigo Nejm

É psicólogo pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis-SP, doutor em psicologia social no Programa de Pós Graduação da UFBA e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA. Realizou intercâmbio acadêmico na graduação para estudar “Médiation Culturelle et Communication” na Université Charles de Gaulle Lille 3, França. Pós-doutorando PNPD-CAPES no PPGPSI-UFBA. Psicólogo e diretor de educação na ONG Safernet Brasil, responsável pela criação de materiais pedagógicos, pesquisas e campanhas educativas sobre Direitos Humanos e governança da Internet no Brasil. Tem interesse de pesquisa nas interfaces da psicologia com a comunicação, privacidade e sociabilidade de crianças e adolescentes nos ambientes digitais.

More Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.