Gigantes da tecnologia repensam Milgram

O Facebook e o Yahoo! se uniram com a intenção de rediscutir o estudo publicado em 1967 pelo psicólogo Stanley Milgram. Conhecido como Small World ou a Teoria dos Seis Graus de Separação, o estudo sugere que são necessários 6 graus para que uma mensagem seja receptada por um desconhecido pré-determinado, em qualquer parte do mundo.

Alguns estudiosos atribuem a essa teoria a inspiração encontrada pelos sites de redes sociais, a exemplo do Orkut, LinkedIn e do próprio Facebook, para desenvolverem as suas estruturas. Agora, o Facebook e o Yahoo! se uniram para, de forma lúdica, testar mais uma vez a hipótese. Para isso, estão convidando os usuários comuns a participar.

A tarefa sugerida é simples. Por meio de um aplicativo desenvolvido pelo Yahoo! e baseado na estrutura do Facebook, voluntários receberão uma missão: entregar uma mensagem a um determinado desconhecido utilizando como ponto de partida alguém da sua rede. A mensagem deverá ser passada de pessoa a pessoa até chegar ao destino. Quantos passos serão utilizados até as mensagens serem receptadas?

Será curioso saber se as respostas encontradas em um estudo realizado por atores sociais utilizando a tecnologia como principal ferramenta, são semelhantes as encontradas por Milgram em uma pesquisa desenvolvida na década de 60, do século XX.

Fonte da Notícia

Maria Alessandra Calheira

Maria Alessandra Calheira é mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas, na linha de Cibercultura, pela UFBA; Especialista em Marketing pela ESPM e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UCSal. Atua como Coordenadora do Centro de Carreiras do Centro Universitário Jorge Amado. Faz parte do corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação desta mesma instituição onde leciona disciplinas voltadas a comunicação, criação, marketing e planejamento de carreira. Atuou 12 anos como Redatora Publicitária quando foi laureada com um Leão no Festival Internacional de Cannes, com uma medalha de prata no Clube de Criação de São Paulo, Top de Marketing da ADVB, entre outros. A sua Pesquisa tem tema Capital Social e os Aspectos Comunicacionais entre Organizações e Pessoas na ferramenta Twitter.

More Posts - Website

Deixe um comentário