Flickr apresenta nova página

A partir dessa semana, o Flickr passa a apresentar uma nova página de exibição de fotos dos usuários. No anúncio feito em seu blog oficial, o site pertencente ao Yahoo! Inc. prometeu ainda que “descobrir, compartilhar e organizar suas fotos ficou ainda mais fácil”. Procurarei dar minhas impressões sobre de que forma essas mudanças podem intervir nos aspectos interacionais.

Observando os posts, percebe-se que as alterações foram no sentido da preocupação com as imagens em si, tanto na forma como as mesmas se apresentam nos posts quanto na possibilidade do usuário a visualizar uma imagem poder ser levado a outras que sejam de seu interesse. Pois agora:

  1. As imagens aparecem maiores
  2. O título está abaixo da imagem, diminuindo sua importância; em casos onde o usuário não coloca legenda, o título pode até ser “confundido” com uma legenda, em casos cujo usuário não a insere
  3. O rolo de filme – imagens que aparecem em menor tamanho ao lado direito – possui cinco imagens, e são facilmente visualizadas outras da galeria do usuário, dos álbuns nos quais a imagem pertence e nos grupos em que o usuário postou a mesma
  4. Ações que apareciam acima da foto – adicionar tags, notas ou pessoas, favoritar etc. – aparecem num menu de ações
  5. Há um novo recurso de visualização das imagens, sendo possível ampliá-las sem necessariamente ir para a página em que se vê todos os tamanhos possíveis da mesma.

Tendo menos informações expostas de uma só vez, e ao mesmo tempo mais imagens e com maior tamanho, o Flickr enfatiza ainda mais as imagens dos usuários. Ao mesmo tempo, reforça a dinâmica de novas interações com outros usuários, ao tentar remeter um dado usuário a imagens que possam ser do seu interesse quando o site amplia o rolo de filme – e com isso o número de imagens que tenham alguma relação com a que está sendo no momento exibida.

Vale a ressalva de que essas possibilidades acima expostas são – como o próprio nome diz – possibilidades. As apropriações dos usuários só poderão ser precisadas quando esses recursos estiverem em prática.

Em um post no meu blog, defendi que, com essas alterações, o Flickr busca se diferenciar ainda mais de outros sites de redes sociais, que agora passam a ter álbuns de fotos com cada vez mais recursos para interagir e navegar; e a estratégia seria enfatizar a qualidade dos conteúdos postados; dar um enfoque maior ao objeto principal das interações – as imagens – pode funcionar como um modo de se posicionar, e se diferenciar, dentre os inúmeros SRSs.

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário