Festival CulturaDigital.Br

Desde o dia 02 até 04 de dezembro, o MAM Rio e o Odeon Petrobras, no Rio de Janeiro, serão ocupados por palestras, debates, encontros, oficinas, exibições e performances artísticas. “A proposta do Festival CulturaDigital.Br 2011 é articular referências mundiais e redes de atuacão expressiva a partir de questões relevantes da conjuntura nacional e global, como a funcão da propriedade intelectual na era do conhecimento e os avanços do movimento do software livre, que integram a essência da cultura digital”.

O Festival de Cultura Digital.Br  é uma realização da Casa da Cultura Digital em parceria com o MAM Rio, a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro,  a Petrobrás e a Vale. Segundo os organizadores, a proposta do evento se propõe a ser “um espaço aberto para o encontro de agentes da cultura digital brasileira e do mundo. Um espaço para que realizadores, produtores, ativistas de uma nova linguagem, e de uma nova ferramenta de expressão, tenham um lugar comum para a troca de experiências.

O evento está em sua terceira edição. As anteriores tiveram como espaço fixo a Cinemateca de São Paulo. Na programação deste ano destacamos, além da presença de Gilberto Gil como anfitrião do festival, a presença do professor de direito de Harvard  Yochai Benkler. Ele é autor de “The Wealth of NetWorks”, e mais recentemente, “The Penguin and the Leviathan”.  Estará presente também Michel Bauwens, fundador da Peer-to-Peer Foundation e empreendedor em projetos de práticas de colaboração descentralizadas.

É possível acompanhar o evento ao vivo através do site.

Lineu Oliveira

Licenciado em História (FFCH/UFBA), especialista em Relações Internacionais (EAD/UFBA) e mestrando pelo Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM/UFBA). Desenvolvendo pesquisa sobre compartilhamento de filmes em comunidades privadas BitTorrent na linha de pesquisa em Cibercultura. Bolsista Capes e membro do GITS.

More Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.