Na década de 50, profissionais de marketing de grandes marcas passaram a investir em televisão e desencadearam uma bilionária indústria. Um dos motivos dessas marcas passarem a investir em TV foi o surgimento de novas ferramentas de medição e pesquisa de mercado, que ajudou a mostrar que os anúncios estavam atingindo o público certo e tendo um impacto positivo.
Hoje, no meio digital, as empresas contam com insights de produtos como o Google Analytics e Google AdWords para mensuração de resultados. Mas as grandes marcas estão interessadas não só em números de cliques e vendas online, mas principalmente em dados como lembrança e favorabilidade da marca. A falta desse tipo de métrica tem feito com que grandes marcas sejam cautelosas em adotar publicidade digital.
Para dar mais um upgrade no mercado online, o Google lançou, nessa quarta-feira (18), na conferência Ad Age Digital, uma nova ferramenta chamada “Brand Activate initiative”, para “reimaginar” o retorno das ações das marcas na internet.
O anúncio aconteceu em sintonia com o IAB dos EUA. Trata-se de um contra-ataque ao viciado modelo baseado em métricas de taxas de cliques. O Google quer fortalecer pesquisas em torno do desempenho da marca e dar a ela a possibilidade de mudanças imediatas.
“Estamos trabalhando para construir métricas verdadeiramente úteis para as ferramentas que os anunciantes já utilizam para gerenciar suas campanhas, por isso será acionável dentro de segundos, e não em meses”, resume o comunicado da empresa
Fonte: Blog oficial do Google