Facebook lança opção de gênero personalizado para usuários (as) dos EUA

De acordo com a Folha de São Paulo, o Facebook lançou hoje uma ferramenta que permite aos (as) usuários (as) americanos (as) alterarem seu gênero na rede social. O serviço afirma em sua página que atuou em parceria com organizações que militam por uma liberdade de gênero.

Em relação as configurações, a pessoa pode selecionar para quem a sua identidade ficará visível, podendo ser configurado para grupos específicos. Quem possuir um perfil com o gênero personalizado, pode ser referido como masculino, feminino ou neutro.

Segundo a fonte, o acesso para usuários (as) de outros países depende da adequação da língua. Porém, mesmo ainda sendo uma ferramenta específica apenas para os EUA, esta mudança é bastante significativa, porque permite o direito individual da pessoa expressar sua identidade de gênero e seu papel social na rede. Isso demonstra uma maior consciência, mesmo que tardia, em perceber integrantes deste grupo social. Para Alex Schultz, diretor de crescimento no Facebook,“não permitir que as pessoas expressassem algo tão fundamental não era muito legal, então fizemos algo. Tomara que o mundo mais aberto e mais conectado possa se tornar mais compreensivo e tolerante”.  Que este seja mais um grande passo ao respeito e a cidadania.

Bianca Orrico

É psicóloga, graduada pela Universidade Salvador. Atua na Safernet Brasil em um canal gratuito que oferece orientação para esclarecer dúvidas, ensinar formas seguras de uso da Internet e também orientar crianças e adolescentes e/ou seus próximos que vivenciaram situações de violência on-line. Tem experiência em acompanhamento de crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Realizou pesquisas sobre adolescentes, redes sociais e tribos urbanas.

More Posts

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.