Exposição sobre 55 etnias indígenas acontecerá no evento “Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias”

indio_cameraUma exposição que exibirá o universo indígena e sua produção artística e cultural estará disponível ao público a partir do dia 10 de abril, em Brasília, no Memorial dos Povos Indígenas. O evento denominado de “Mundo em Movimento: Saberes Tradicionais e Novas Tecnologias” terá apresentações sobre 55 etnias.

“Os saberes e rituais das 55 etnias, serão apresentados de forma lúdica, por meio de objetos, textos, fotos, vídeos, músicas e falas”, afirma o blog do Museu do Índio. As possibilidades multimidiáticas a serviço das comunidades tradicionais vem fortalecendo os laços sociais entre as mais diversas etnias. As especificidades podendo ser observadas por diversos meio audiovisuais permite a formação de uma rede entre as próprias comunidades para a troca de saberes e conhecimentos históricos relacionados a cada um delas.

Além disto, “entre as curiosidades, o público poderá conferir um corredor sonoro com 14 monitores portáteis e interatividade para escuta de 18 sonoridades – falas e cantos – indígenas”. Este modelo de interação contribuirá bastante para o aprendizado mútuo pelos membros das comunidades. Expor, ser visto, manifestar-se torna-se cada vez um hábito cotidiano destas comunidades paralelo à integração natural que as novas mídias vão tendo em nossos ambientes de convivência.

Lembrando que próximo dia 19 de abril comemora-se o Dia do Índio.

Deixe um comentário