Estudos revelam o perfil dos usuários dos Sites de Redes Sociais

Dois novos estudos sobre consumo em Sites de Redes Sociais foram divulgados na imprensa nos últimos dias: o primeiro foi desenvolvido na Venezuela e identifica os 5 tipos de  usuários mais comuns do Twitter. O segundo, divulgado pelo jornal Valor Econômico, aborda a presença cada dia crescente e constante das crianças nos Site de Redes Sociais.

Segundo a empresa Tendencias Digitales, a maior parte dos usuários do Twitter, 39% é formado apenas por pessoas que seguem o perfil de terceiros, mas não produz conteúdo. Apesar de o número ser bastante representativo, talvez possa ser considerado menos impactante do que o divulgado pela Harvard em um estudo de 2009. A universidade tinha constatado que cerca de 90% dos participantes do Twitter apenas acompanhava o que 10% do público produzia.

O estudo Venezuelano afirma ainda que 20% dos usuários interage com outros usuários gerando informação e opinião; 16% utiliza o Twitter como mais um canal de comunicação, este público é chamado pelos pesquisadores de “broadcasters”; 13% utiliza o máximo de recursos da ferramenta, posta fotografias e vídeos etc.; por último, a pesquisa identifica 12% como “marketers”, perfil organizacional criado para promover empresas e gerar negócios.

O outro estudo desenvolvido pela Turner – empresa que controla o canal infantil de TV paga Cartoon Network, afirma que 72% das crianças brasileiras jogam em sites de redes sociais e 24% diz também manifestar opiniões sobre marcas e produtos também neste sites. O estudo mostra ainda que as crianças brasileiras passam a ter um perfil em algum site de rede social com seis anos de idade, em média. Diz que o primeiro perfil é, geralmente, feito por familiares e amigos.

Talvez, já em uma tentativa de aproveitar a tendência, o Facebook tenha lançado, recentemente, um serviço aos seus usuários que permite a gestante à inscrição do seu futuro bebê em seus serviços.

Maria Alessandra Calheira

Maria Alessandra Calheira é mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas, na linha de Cibercultura, pela UFBA; Especialista em Marketing pela ESPM e Bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela UCSal. Atua como Coordenadora do Centro de Carreiras do Centro Universitário Jorge Amado. Faz parte do corpo docente dos cursos de graduação e pós-graduação desta mesma instituição onde leciona disciplinas voltadas a comunicação, criação, marketing e planejamento de carreira. Atuou 12 anos como Redatora Publicitária quando foi laureada com um Leão no Festival Internacional de Cannes, com uma medalha de prata no Clube de Criação de São Paulo, Top de Marketing da ADVB, entre outros. A sua Pesquisa tem tema Capital Social e os Aspectos Comunicacionais entre Organizações e Pessoas na ferramenta Twitter.

More Posts - Website

Deixe um comentário