Estar Lá Juntos: Interação Social em Ambientes Virtuais

Após uma discussão acalorada sobre ‘presença em ambientes virtuais’ na última reuniao do GITS, compartilhamos um vídeo da série OII Lecturescom (Oxford) com um breve relato do professor Ralph Schroeder sobre alguns aspectos que norteiam o tema.

Diretor e pesquisador do Oxford Internet Institute, Ralph afirma que os ambientes virtuais serão cada vez mais usados como recursos para socialização e colaboração. Além disso, ressalta que serão combinados à outras tecnologias do ‘estar lá junto’, tais como videoconferência e os próprios sites de redes sociais. O vídeo traça um panorama introdutório dos diferentes tipos de ambientes virtuais e como as pessoas interagem nesses espaços. Isso inclui os mundos virtuais como o Second Life – ambiente de realidade virtual imersiva. Aspectos da interação nesses ambientes – a navegação, comunicação, a representação através de avatares e comparações com a interação do mundo “real”, são alguns dos tópicos apresentados.

A reflexão proposta contribui para pensarmos as implicações sociais das novas mídias em geral.

 

 

Ana Terse Soares

Ana Terse Soares é graduada em Comunicação Social e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2013) na linha de Cibercultura. Atualmente integra os Grupos de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) e o Analítica: Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos, ambos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Performances Musicais através de Hologramas e seus interesses debruçam-se, principalmente, sobre os seguintes temas: Comunicação e Tecnologias Digitais, Cultura Digital, Redes Sociais, Produção de Presença e Materialidades da Comunicação, Arte e Tecnologia, Música e Virtualidade, Experiência Estética e Holografia, Performances Musicais e Tecnologias Digitais, Digital Bodies, Performers Virtuais.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.