Encerra-se hoje à noite o V Simpósio Nacional da ABCiber

 

 

 

O V Simpósio Nacional da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura foi realizado entre os dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011, em Florianópolis, Santa Catarina. O Centro de Cultura e Eventos da UFSC abrigou palestras, mesas temáticas, plenárias especiais, oficinas, performances, exposições de arte e apresentações de artigos científicos. Os trabalhos foram iniciados com a conferência de abertura com Eugênio Trivinho, professor da PUC-SP e presidente da ABCiber desde o seu início. Houve uma assembléia entre associados na quinta-feira, onde foi eleita a nova diretoria. O novo presidente da ABCiber é o professor da UERJ, Vinicius Pereira.

Os integrantes do GITS estiveram presentes. Na quarta-feira à tarde Ana Terse Soares apresentou seu artigo “O Estar junto com o Outro e a Ilusão de Não-Mediação em Ambientes Virtuais: Desafios Conceituais Metodológicos de Análise da Presença Social. Na mesma tarde, mas no prédio de Comunicação e Expressão, Lineu Oliveira apresentou o seu trabalho “Aliança Cinéfila: seguindo os rastros do compartilhamento de filmes em uma comunidade privada BitTorrent“.  E na quinta-feira à tarde Vitor Braga e Paulo Victor Souza apresentaram “A cidade, as fotos e as suas inscrições: a formatação de mapas através de registros fotográficos“. Em 2012, Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, receberá pesquisadores de todo o país para o VI Simpósio Nacional da ABCiber, dentre eles os membros do Grupo de Pesquisa em Interações, Tecnologias Digitais e Sociabilidade.

 

http://simposio2011.abciber.org/

Lineu Oliveira

Licenciado em História (FFCH/UFBA), especialista em Relações Internacionais (EAD/UFBA) e mestrando pelo Programa de Comunicação e Cultura Contemporâneas (FACOM/UFBA). Desenvolvendo pesquisa sobre compartilhamento de filmes em comunidades privadas BitTorrent na linha de pesquisa em Cibercultura. Bolsista Capes e membro do GITS.

More Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.