Dia da Internet Segura 2013

Estamos nos aproximando do Dia Mundial da Internet Segura no Brasil 2013 (“Safer Internet Day”). O Dia da Internet Segura é uma iniciativa anual que mobiliza mais de 85 países para promover o uso seguro e responsável da Internet. Em 2013 o Dia será 05 de Fevereiro com o tema: “Direitos e deveres online. Conecte-se com respeito!”

Em 2013 o Brasil comemora a 5º Edição do Dia da Internet Segura no Brasil, coordenado desde 2009 pela SaferNet. A proposta é mobilizar escolas, autoridades, a imprensa e os internautas brasileiros sobre a necessidade de uma educação para o exercício da cidadania nos ambientes digitais, desde o primeiro clique. Reconhecendo que muitos internautas ainda percebem a internet como uma terra sem lei e do “vale tudo”, a proposta do Dia é promover materiais pedagógicos para facilitar o trabalho de pais e educadores neste processo de aprendizado mútuo entre as gerações. Enquanto os pais podem aprender  mais sobres as novidades digitais, ao mesmo tempo podem ensinar noções básicas de ética, direitos e deveres também válidos nas relações mediadas. As ações no Brasil tentam dar visibilidade e ilustrar de maneira simples alguns dos princípios de governança da Internet no Brasil, conforme proposto pelo Comitê Gestor da Internet.

Apesar de ser uma data imprópria para ações no Brasil, na semana do Dia 05 de Fevereiro ocorrerão diferentes atividades em escolas, ONG’s e na própria web. Os interessados podem conhecer a proposta do Dia, inscrever suas atividades e acompanhar o mapa de atividades programadas.

As cartilhas, jogos, vídeos e recursos educacionais de apoio podem ser baixados gratuitamente aqui.

Na ocasião do Dia da Internet Segura também são debatidas pesquisas acadêmicas que discutem temas relacionados à segurança, cidadania e comportamentos de crianças e adolescentes nos ambientes digitais, a exemplo da pesquisa TIC Kids Online e as enquetes realizadas pela SaferNet Brasil. Como o tema segurança de crianças e adolescentes sempre provoca os fantasmas viciados em censura, controle e publicidade, é importante que a academia possa contribuir com reflexões qualificadas para tentar encontrar caminhos equilibrados que permitam a consolidação de regulamentações e políticas públicas com segurança + privacidade + liberdade de expressão, evitando os atalhos fáceis que tratam destes temas como excludentes.

Rodrigo Nejm

É psicólogo pela Universidade Estadual Paulista UNESP/Assis-SP, doutorando em psicologia social no Programa de Pós Graduação da UFBA e mestre em Gestão e Desenvolvimento Social pelo CIAGS/UFBA. Realizou intercâmbio acadêmico na graduação para estudar “Médiation Culturelle et Communication” na Université Charles de Gaulle Lille 3, França. Atualmente é psicólogo e diretor de educação na ONG Safernet Brasil, responsável pela criação de materiais pedagógicos, pesquisas e campanhas educativas sobre Direitos Humanos e governança da Internet no Brasil. Tem interesse de pesquisa nas interfaces da psicologia com a comunicação, privacidade e sociabilidade de crianças e adolescentes nos ambientes digitais.

More Posts

Deixe um comentário