Debatendo privacidade – Quanto devemos nos preocupar com a perda da privacidade online?

No último dia 15, o Jornal Wall Street publicou trechos de um debate entre Danah Boyd, Stewart Baker, Jeff Jarvis e Chris Soghoian sobre privacidade online.

Ao longo do debate, temas como sites de redes sociais, compartilhamento de conteúdo e políticas de privacidade online foram apresentados com o intuito de refletir sobre algumas ameaças a partir do uso “negligente” de informações em ambientes digitais.

Para Boyd, as pessoas devem se preocupar profundamente com a privacidade. A pesquisadora afirma ainda que a privacidade não é simplesmente o controle da informação, mas sim a capacidade de assegurar o controle sobre uma situação social. “Isto exige agência das pessoas nos seus ambientes e que sejam capazes de compreender qualquer situação social, de modo a ajustar a forma como se apresentam e determinam quais informações que compartilham.”

Confira aqui trechos edidatos do debate.

Confira também a entrevista completa da Danah Boyd, publicada em sua página.

Ana Terse Soares

Ana Terse Soares é graduada em Comunicação Social e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (2013) na linha de Cibercultura. Atualmente integra os Grupos de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) e o Analítica: Crítica de Mídia, Estética e Produtos Midiáticos, ambos na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre Performances Musicais através de Hologramas e seus interesses debruçam-se, principalmente, sobre os seguintes temas: Comunicação e Tecnologias Digitais, Cultura Digital, Redes Sociais, Produção de Presença e Materialidades da Comunicação, Arte e Tecnologia, Música e Virtualidade, Experiência Estética e Holografia, Performances Musicais e Tecnologias Digitais, Digital Bodies, Performers Virtuais.

More Posts

Follow Me:
TwitterFacebook

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.