Coordenador do GITS participa de Colóquio Internacional da ARIC

O professor José Carlos Ribeiro, coordenador do GITS, participou, na qualidade de convidado, do Colóquio Internacional da ARIC (Association Internationale pour la Recherche Interculturelle), cujo tema foi ‘Mobilidades, Redes e Interculturalidade – Novos desafios para a pesquisa científica e a prática profissional’, ocorrido entre os dias 25 e 28 de abril, na cidade de Olinda, Pernambuco.

COLOQUIO ARIC 2

José Carlos Ribeiro integrou a mesa redonda intitulada ‘Novas tecnologias da Comunicação e interculturalidade’, mediada pela professora Dra. Elaine Magalhães Costa Fernandez (UFPE), juntamente com os pesquisadores Dra. Véronique Donard (UNICAP) e Dr. Julien Teyssier (Université de Toulouse Jean-Jaurés). A discussão baseou-se no questionamento sobre como, em um mundo globalizado, cujas fronteiras culturais e linguísticas tendem a se fragilizar em consequência do uso intensivo das tecnologias da informação e da comunicação, é possível pensar em termos de interculturalidade e de diversidade, e não de uniformização dos saberes e dos discursos.

O colóquio, organizado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, reuniu pesquisadores de diversas nacionalidades com o objetivo de atualizar o conhecimento e a formação metodológica dos participantes através de três eixos temáticos: Mobilidades, Redes e Comunicação e interculturalidade.

Texto: Mateus Gonçalves

Karla Cerqueira

é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa em Cibercultura. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou nos setores de criação da Agência Versa e da empresa DP&P Comunicação Visual. Tem interesse nos temas: Interações Sociais Online, Tecnologias Digitais, Performances e Imperativo da Felicidade. (Lattes)

More Posts

Deixe um comentário