Como pessoas mortas estão curtindo páginas no Facebook?

O tema é mórbido, mas costuma chamar atenção. Quem usa constantemente o Facebook já deve ter se deparado com um perfil ativo de um amigo, familiar ou conhecido que faleceu. Se para algumas pessoas, lidar diariamente com esse perfil pode ser doloroso, para outras é a oportunidade perfeita para homenagear o ente querido e transformar o perfil em uma espécie de memorial.

Se você estranha que  amigos e familiares, continuem postando conteúdos na página pessoal do falecido, imagina quando se depara com as próprias pessoas mortas curtindo páginas e anúncios no Facebook. Calma, antes de imaginar que se trata de um fenômeno paranormal, um artigo publicado pelo site Gizmodo, tenta responder a enigmática questão: como pessoas mortas continuam curtindo páginas no Facebook?

De acordo com o artigo (que pode ser acessado aqui), o estranho fenômeno envolvendo as contas de pessoas mortas se dá porque os familiares e amigos não notificaram a empresa de que o proprietário daquele perfil não está mais entre nós. Com isso, publicações curtidas há algum tempo podem ser recicladas e destacadas de acordo com a nova política de publicidade do site.

A exclusão do perfil, contudo, é um procedimento simples e a maioria das redes sociais populares oferece recursos online, como formulários, que permitem solicitar a retirada de um perfil do ar. Veja como fazer isso no Facebook.

Lisi Barberino

é mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa em Cibercultura. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Produção em Comunicação e Cultura.

More Posts

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.