boyd discute a sociabilidade dos adolescentes em seu novo livro

Nesse mês de fevereiro a pesquisadora americana danah boyd estará lançando o livro It’s Complicated: The Social Lives of Networked Teens, fruto do seu trabalho relacionado aos aspectos da sociabilidade dos adolescentes americanos através das redes sociais online.

A autora procura nessa obra problematizar se as mídias sociais estariam afetando a qualidade de vida dos adolescentes. Para tanto, boyd  explora questões que têm sido recorrentes nas discussões tanto em âmbito acadêmico quanto em esferas como a do direito e do acesso à informação – como identidade, privacidade, segurança, perigo, e bullying.

Em sua palestra conferência no FOSI 2013, organizado pelo Family Online Safety Institute, boyd falou do livro e de sua argumentação central, de que a sociedade no geral não consegue lidar com esses adolescentes conectados serviços como Facebook, Twitter e Instagram, em um contexto de constante exposição de si, ao passo que tentam tomar medidas para o controle que se apresentam como paternalistas e protecionistas.

Nesse sentido, boyd se coloca do ponto de vista das potencialidades dessas ferramentas de comunicação através de dispositivos comunicacionais afirmando que tais medidas estariam prejudicando a capacidade dessa parcela da população de se tornarem cidadãos conscientes e engajados por meio de suas interações nas redes sociais online.

O vídeo da conferência está disponível abaixo e pode ser visto na íntegra:

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.