Atividades do GITS em 2021.1

O Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade (GITS) inicia suas atividades semestrais com estudos e pesquisas nas áreas temáticas relacionadas ao grupo.

Nesse semestre iniciaremos as discussões teóricas com base no livro “Culture of Connectivity: A Critical History of Social Media”, da professora holandesa Jose van Dijck. Publicado em 2013 pela Oxford University Press, o livro aborda uma ampla discussão sobre as plataformas de mídias sociais e suas histórias, como Facebook, Instagram e Youtube, que passaram de comunidades amadoras que conectam pessoas para grandes empresas corporativas de extração de dados. A autora leva a importantes reflexões do processo de conectividade ubíqua e internacionalizada, visto que sua perspectiva enfatiza as mudanças que as tecnologias digitais trazem nas esferas culturais, econômicas e sociais. 

Outro texto que será debatido é o livro “Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos” (2020), do professor Carlos D’Andréa, publicado pela EdUFBA. O autor traz uma abordagem materialista para o campo das mídias sociais, discutindo temas como algoritmos, governança e datificação nas plataformas digitais, elencando tanto aspectos teóricos quanto metodológicos na pesquisa em comunicação digital.

Os textos explorados no semestre têm como objetivo nortear discussões a fim de identificar e compreender aspectos sociotécnicos condicionantes das interações sociais, relacionado à plataformas de mídias sociais. Em um segundo momento do semestre, trabalharemos temas vinculados ao gerenciamento de impressões e as plataformas digitais. 

Além dos textos indicados, também serão discutidos outros textos que permitem o debate relacionando gerenciamento de impressões a condicionantes sociotécnicos das plataformas digitais.

Acompanhem nossas atualizações do andamento das pesquisas aqui ou em nossas mídias sociais!

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.