As redes sociais mais populares no Brasil

Pesquisa Ibope Nielsen Online, noticiada pelo G1 no dia 18 de junho, revela que o Orkut é, com boa margem, a rede social mais popular no Brasil. “Com 26,9 milhões de visitantes únicos no mês de maio, a rede social do Google ainda tem larga vantagem sobre Facebook e Twitter, que aparecem empatados com 10,7 milhões. Na comparação com o mês anterior, os três sites tiveram acréscimo de audiência. Em abril, foram 26,5 milhões de visitantes únicos no Orkut, 9,8 milhões no Twitter e 9,6 milhões no Facebook.”

É interessante que, cada vez mais, fala-se de uma suposta “decadência do Orkut”. A rede não é das mais maduras, a API (Interface para Programação de Aplicativos) não é amigável, e muitas vezes o Orkut é associado a um público mais popular, enquanto que as outras redes seriam freqüentadas por usuários mais instruídos. Estas características podem acarretar alguma resistência por parte de usuários mais críticos, ou em ações institucionais e de marketing. Porém, pelo menos do ponto de vista quantitativo, o Orkut continua em um patamar claramente superior, em nosso país.

Apesar do apelo internacional do Facebook e da crescente popularidade do Twitter (com forte visibilidade até mesmo na mídia eletrônica), é o Orkut que está mais presente no cotidiano dos brasileiros. Matéria da Revista Época, de 29 de maio, sobre as redes mais populares no Brasil, coloca que o Facebook está em ascensão, o Twitter estagnou em número de usuários, enquanto que o Orkut está mais próximo da consolidação do que da decadência, conforme imagem:

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário