ABCiber: divulgada a programação completa

O site do V Simpósio Nacional da ABCiber disponibilizou nessa semana a programação completa, que acontecerá nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2011 em Florianópolis (SC). Dentre as atividades, ocorrerão mostras de arte digital, oficinas, apresentações de artigos e palestras com pesquisadores do campo da comunicação e cibercultura no país.

Na edição deste ano, o Simpósio terá três dias de atividades, com o horário da manhã principalmente dedicado a mesas temáticas. Dentre estas, haverão duas com o objetivo de discutir a teoria ator-rede e possibilidades de diálogo com estudos em cibercultura; o debate será realizado pelos professores Erick Felinto Oliveira (UERJ), Fernanda Bruno (UFRJ), Lucia Santaella (PUC-SP), André Lemos (UFBA) e Theophilos Rifiotis (UFSC).

Pela tarde, ocorrerão as apresentações dos artigos de estudantes e professores que submeteram ao evento. As discussões giram em torno de oito eixos temáticos: (1) Educação, Processos de Aprendizagem e Cognição; (2) Jornalismo, Mídia livre e Arquiteturas da Informação; (3) Processos e Estéticas em Arte Digital: Circuit bending, Instalações Interativas e Curadorias Distribuídas; (4) Jogos, Redes Sociais, Mobilidade e Estruturas Comunicacionais Urbanas; (5) Meio ambiente, Sustentabilidade e Economias Solidárias; (6) Comunicação Corporativa e Práticas de Produção e Consumo Online; (7) Articulações Políticas Governamentais e Não-governamentais no Ciberespaço; e (8) Arquivos: Taxionomias, Preservação e Direito Autoral.

Já as noites serão dedicadas a palestras com pesquisadores estrangeiros convidados e lançamento de livros. Na quarta (16), proferirão palestra Jon Ippolito (Universidade de Maine) e Joasia Krysa (Universidade de Plymouth); e na quinta (17) o ocorrerão os lançamentos de seis livros, dentre estes o segundo volume da coletânea de artigos organizada pela ABCiber, intitulado “A cibercultura em transformação: poder, liberdade e sociabilidade em tempos de compartilhamento, nomadismo e mutação de direitos”.

Mais informações no site oficial do evento, bem como através das páginas no Facebook: https://www.facebook.com/?ref=home#!/pages/ABCiber2011/205809629434687 e no twitter: http://twitter.com/abciber2011.

Vitor Braga

Jornalista, professor da Universidade Federal de Sergipe e doutor em Comunicação pela Universidade Federal da Bahia.

More Posts - Website

Follow Me:
Twitter

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.