A arte na rua [na Web]

Mais de 4.800.000 fotos estão reunidas, no Instagram, pela hashtag  #streetart. Milhões de pessoas de diversas partes do mundo registrando expressões artísticas que encontram em meio às paisagens urbanas e as enviando para Web.

Não é atoa que movimentos artísticos estejam se aventurando por este meio. Como o projeto Rei, o Pixo, do jornalista Dafne Sampaio, que leva trechos de canções de Roberto Carlos para as ruas da cidade de São Paulo, a fim de se comunicar com as pessoas. Outro exemplo de movimento artístico, que aplica sua arte em intervenções urbanas, é o Tipografite. Criado pelo publicitário baiano Raphael Ribeiro, o movimento utiliza a arte da caligrafia nas intervenções e, também, em produtos customizados, decoração de ambientes, tatuagens entre outras possibilidades. A arte produzida, geralmente, é fotografada e publicada em redes sociais como Facebook, Tumblr, Instagram e Flickr, além de ficar disponível aos transeuntes das cidades para seus próprios registros.

reallifeinstagram

Com o objetivo de mostrar a integração do online/off-line, o brasileiro Bruno Ribeiro está a espalhar por Londres vários pedaços de papel celofane coloridos, personalizados com a interface do Instagram. O projeto, nomeado “Real Life Instagram” (em português, Instagram da vida real), traz uma das características do aplicativo (os filtros) para o mundo físico e descreve essa experiência num Tumblr. Em entrevista a Folha Ribeiro disse: “Hoje em dia, é quase impossível separar o mundo virtual do real. Não sabemos onde termina um e onde começa o outro. Então resolvi misturar os dois para deixar isso evidente, mas de uma maneira ridiculamente simples.”

A arte da rua chega a Web e a Web estimula arte na rua num processo cíclico e tão integrado como o mundo virtual e real.

Fonte: Folha, Vida Simples.

Karla Cerqueira

é mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa em Cibercultura. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou nos setores de criação da Agência Versa e da empresa DP&P Comunicação Visual. Tem interesse nos temas: Interações Sociais Online, Tecnologias Digitais, Performances e Imperativo da Felicidade. (Lattes)

More Posts

Deixe um comentário