12 de Junho e o compartilhar felicidade

Incontáveis imagens de casais felizes surgiram em minha tela neste 12 de junho. Então, diante de tantas imagens, numa comparação quase automática, pensei: “todos são tão igualmente felizes”. Será?

Comparar-se àqueles que o cercam é uma atitude natural dos homens. As comparações emergem, justamente, porque estas pessoas têm alguma semelhança e na busca pelas diferenças se comparam. Essa atitude torna-se mais frequente nas redes sociais, já que o grupo reunido, em geral, possui muitas semelhanças.

James R. Pomerantz, psicólogo americano, realizou uma pesquisa a fim de checar, se ao observar os outros percebemos sua vida como mais satisfatória que a nossa. Questão intrigante se levarmos em conta que a outra pessoa também nos observa e que em cada olhar estão incutidos valores particulares. Com a pesquisa, Pomerantz descobriu que ao olhar nossas próprias vidas enxergamos, juntamente com os momentos felizes, as dificuldades. Enquanto que nosso “vizinho” expõe apenas sua felicidade, sucesso e bem estar. A vida dos outros, muitas vezes, nos parece melhor que a nossa, apenas, porque o ponto de vista é nosso.

Algumas vezes, em ambientes como Facebook, temos a sensação de presenciar uma constante demonstração de felicidade que, num processo cíclico, é alimentada pela insatisfação sentida ao perceber o outro como “mais feliz”. Talvez, por isso neste 12 de junho tantas imagens felizes apareçam, afinal que casal quer parecer menos feliz que o seu vizinho?

Fonte: Revista Vida Simples

Karla Cerqueira

é mestre pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA, na linha de pesquisa em Cibercultura. Possui Bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda. Atuou nos setores de criação da Agência Versa e da empresa DP&P Comunicação Visual. Tem interesse nos temas: Interações Sociais Online, Tecnologias Digitais, Performances e Imperativo da Felicidade. (Lattes)

More Posts

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.